Patas & Garras


Participe do fórum, é rápido e fácil

Patas & Garras
Patas & Garras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Gravidez, cuidados

Ir para baixo

Gravidez, cuidados Empty Gravidez, cuidados

Mensagem por Jackson Seg Jun 11, 2012 8:18 pm

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Como saber se a cadela está grávida? Que cuidados se deve tomar com uma cadela prenha? O que fazer durante o parto? Como saber quantos filhotes virão?

Quando uma cadela está grávida dizemos que ela está prenha. Caso sua cadela não seja esterilizada e tenha contato com um cachorro não castrado, ela pode ficar prenha e vir a ter filhotes. A gravidez dá trabalho e gera gastos. Se você não quer se preocupar com isso então talvez seja melhor esterilizar.

Sinais de que a cadela está grávida
O primeiro sinal de que sua cadela esta prenha é um ligeiro aumento e inchaço de suas tetas. Elas vão ficando cada vez maiores nos primeiros 30 dias de gravidez.

Pode ser comum a cadela apresentar sinais de depressão. O seu estômago também irá inchar durante uns 45 dias após o início da gestação, pois ela estará começando a ganhar peso.

Caso você acredite que sua cadela esteja prenha você deve levá-la ao veterinário para que ele realize testes para confirmar ou não a gravidez.

Como saber se a minha cadela está grávida?
Se você está com dificuldades em saber se sua cadela está ou não prenha, leve-a ao veterinário, pois ele será capaz de confirmar se sua cadela está realmente prenha ou não.

Caso a gravidez seja confirmada o veterinário pode também utilizar o ultra-som para verificar quantos filhotes serão. Geralmente é possível saber o número de filhotes cerca de 30 dias depois do início da gestação.

Alguns veterinário podem propor a utilização de raios-X para saber o número de filhotes. Apesar de ser um método muito preciso alguns veterinários acreditam que o uso de raios-X não seja aconselhável, pois este emite radiação, o que poderia afetar os filhotes.

Cuidados com a cadela na gestação
É muito importante que você mantenha sua cadela saudável durante a gravidez. É bom mantê-la exercitada: a prenhes não é desculpa para parar de passeá-la. Verifique também se ela está se alimentando bem e bebendo água suficientemente.

Preparativos para o parto
Quando estiver chegando o dia de parir a cadela irá ficar agitada e querer cavar no chão por todos os lados. Ela está querendo cavar um local seguro para seus filhotes e você pode ajudá-la a montar este “ninho”.

Você pode montar um abrigo com uma caixa de papelão grande o suficiente para seu cachorro caber confortavelmente dentro dela. A caixa deve ficar com a abertura voltada para cima e não deve ter as paredes altas demais.

O ninho deve ser de fácil acesso para a cadela por isso evite caixas com paredes muito grandes. Forre a caixa com toalhas e panos para tornar o abrigo confortável.

Minha cadela vai dar à luz
Quando a futura mãe estiver para dar a luz ela irá ficar agitada e começar a cavar no abrigo que ela montou para seus filhotes. É comum também ela querer ficar urinando constantemente.

Em um dado momento ocorrerá uma descarga verde escura saindo da vagina. Este é o sinal de que a placenta dela se soltou e o trabalho de parto da cadela está começando.

O que fazer para ajudar meu cachorro durante o parto?
Na maioria das vezes a cadela consegue fazer todo o trabalho sozinho. Às vezes o trabalho de parto pode ser muito cansativo e ela pode precisar de uma ajuda sua.

Você pode ajudar tirando os filhotinhos da membrana que os envolve quando eles nascem. Você também pode cortar o cordão umbilical dos filhotes. Para fazer isso peça para seu veterinário lhe ensinar.

Quando o trabalho de parto terminar limpe retire as toalhas que estarão sujas no ninho e troque-as por toalhas novas e limpinhas. Pode ser bom estimular a nova mamãe a se mexer um pouco para ajudá-la a relaxar e reduzir a tensão muscular após o parto.

Caso alguma coisa pareça estar errada com o parto
Lembre-se que caso pareça que há algo errado com o trabalho de parto ou com sua cadela entre imediatamente em contato com o veterinário. Alguns donos preferem chamar o veterinário para participar de todo o trabalho de parto.
Jackson
Jackson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 31/08/2011
Idade : 28
Localização : SP

https://patasegarras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos