Patas & Garras


Participe do fórum, é rápido e fácil

Patas & Garras
Patas & Garras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

A troca de dentes em filhotes de Cães e Gatos.

Ir para baixo

A troca de dentes em filhotes de Cães e Gatos. Empty A troca de dentes em filhotes de Cães e Gatos.

Mensagem por Gìíh Sex Jun 08, 2012 9:55 pm

A troca de dentes em filhotes de Cães e Gatos. Gatos-podem-prever-sua-morte
Por volta do quarto ao sexto mês de idade todo filhote de cão e gato irá realizar a troca dos dentes. Eles irão trocar os dentes decíduos pelos dentes permanentes. Os dentes decíduos são dentes finos e pontiagudos e de aspecto frágil, porém machucam com mais facilidade quando os filhotes mordem nas suas brincadeiras. Os dentes permanentes são dentes maiores e mais brilhantes e serão os dentes definitivos por toda a vida do animal, e por esse motivo requerem cuidados de conservação e manutenção adequados.

Durante essa fase de troca de dentes o animal pode ficar seletivo para os alimentos ou mesmo inapetente pelo desconforto causado pela erupção dos novos dentes. Nessa fase é normal a presença de mau hálito e eventual sangramento gengival, todas alterações sem significado clínico relevante, já que são temporárias.

Normalmente não observamos os dentes trocados porque o animal irá engoli-los durante a mastigação dos alimentos, mas eventualmente poderemos encontrar alguns deles caídos pelo chão da casa.

Alguns animais não efetuam a troca totalmente, quando então observamos a presença de dentição dupla, principalmente nos caninos superiores e inferiores, nos incisivos (mais raramente) ou ambos. Essa condição é normalmente observada em animais de pequeno porte e pode favorecer o acúmulo de restos alimentares, e conseqüentemente cálculo dentário (tártaro) e mau hálito. A pior conseqüência da dentição dupla é o desvio de mordedura que deverá ser corrigida com a extração dos dentes decíduos o quanto antes para evitar que o desvio se acentue ou perpetue.
Gìíh
Gìíh

Mensagens : 46
Data de inscrição : 03/09/2011

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos