Patas & Garras


Participe do fórum, é rápido e fácil

Patas & Garras
Patas & Garras
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

Primeira noite do seu gatinho em casa

Ir para baixo

Primeira noite do seu gatinho em casa Empty Primeira noite do seu gatinho em casa

Mensagem por Jackson Sex Jun 08, 2012 10:42 pm

Primeira noite do seu gatinho em casa .a_gatos2
Quando o seu filhote de gato entra em casa pela primeira vez é muito comum que ele esteja assustado ou um pouco atordoado. Trazer o gatinho para um novo lar pode ser estressante para ele, por isso damos algumas dicas de como tornar esta experiência a mais acolhedora possível.

Preparando o quarto do gatinho
Primeiramente, adquira (entenda a importância de adotar um animal) um gatinho perto de onde ele ira morar. Evite viajar com o seu gato enquanto ele ainda for muito pequeno. Além disso, o quarto onde seu gatinho for ficar hospedado deve ser preparado com antecedência, assim você reduz a chance de estressar o gatinho arrumando as coisas de ultima hora. Primeiramente escolha um ambiente tranquilo, silencioso, limpo e seco, mas, ao mesmo tempo, não totalmente isolado.

Você deve comprar os seguintes utensílios
  • Uma caixa sanitária e um pacote de areia sanitária
  • Um arranhador para gatos (opcional, porém recomendado)
  • Uma cama para gato
  • Um comedouro e um bebedouro.
  • Ração para filhotes de gato


Reduzindo risco de acidentes no quarto do gatinho

Não deixe fiação elétrica exposta, pois o gatinho pode tentar mordiscá-la e acabar tomando um choque.
Feche todas as janelas do quarto, bem como qualquer orifício onde o filhote possa passar (como dutos de ar, chaminés, ralos abertos, etc.).
Cuidado com produtos tóxicos que possam estar destampados como produtos de limpeza, veneno para ratos, tintas, etc.
Evite produtos para gatos que podem acabar sendo tóxicos para o seu gatinho, como algumas coleiras anti-pulgas para gatos. Adote outros métodos para prevenção a pulgas em gatos.

A primeira vez do gatinho em casa
Escolha um dia em que a casa estiver calma para trazer o gatinho para dentro de casa. Alguns veterinários recomendam trazer o animal quando as crianças da casa não estiverem presentes. Se você for se sentir mais confortável, converse com um bom veterinário. Essa recomendação se dá pois as crianças podem ficar muita agitadas com a chegada do novo amiguinho o que pode amedrontá-lo e estressá-lo. Não deixe de ver dicas de como harmonizar a relação de gatos e crianças e de gatos e bebês.

Assim que seu gatinho chegar leve-o diretamente ao seu quartinho, não solte-o em qualquer cômodo da casa: ele precisa primeiro se acostumar com o quarto onde irá ficar para depois conhecer a casa. Somente retire seu filhote da caixa de transporte quando você estiver em seu quarto e com a porta fechada.

Assim que ele sair talvez ele se assuste um pouco e tente se esconder em baixo de algum móvel. Isso é perfeitamente normal, o filhotinho provavelmente está confuso e assustado dentro de um ambiente novo, com cheiros e sons desconhecidos. Não fique tentando tirar o gatinho debaixo dos móveis com as mãos. Converse com seu gatinho gentilmente e baixinho, fique amigo dele.

No começo você provavelmente vai querer ficar ao lado do recém chegado o tempo todo. Recomendamos que você fique checando o estado do seu gatinho de tempos em tempos e entre no quarto para limpar a caixa sanitária e verificar a comida e água. Não fique o tempo todo com ele, você deve deixá-lo conhecer o seu quarto sozinho: gatos são seres bastante independentes. É muito importante que você entenda do comportamento do seu gato para que você não o prejudique.

Nos primeiros dias, é legal fechar a porta toda à vez que você for sair do quarto. Depois de alguns dias vá introduzindo o seu amiginho ao resto da casa ao deixe a porta aberta. Mas lembre-se que é recomendado manter a porta fechada sempre que você não estiver em casa.

Sobre Gatos e Crianças
Às vezes crianças pequenas podem ser “carinhosas demais” com o bichinho. Crianças pequenas podem acabar machucando ou estressando um gatinho filhote, isso geralmente não é por mal e é feito de forma inocente pela criança. Para impedir problemas como esse recomendamos que você converse bem com seus filhos antes do gatinho chegar, ressaltando todas as responsabilidades de cuidar de um animal de estimação. Incentive seus filhos a tratarem o animal com carinho e respeito, um gatinho bebê é muito fofinho, mas muito frágil também!
Jackson
Jackson
Admin

Mensagens : 22
Data de inscrição : 31/08/2011
Idade : 28
Localização : SP

https://patasegarras.forumeiros.com

Ir para o topo Ir para baixo

Ir para o topo

- Tópicos semelhantes

 
Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos